Princípios FAIR
Há um esforço contínuo para disponibilizar os metadados abertos das fontes de informação da BVS conforme os princípios FAIR, do inglês Findable, Accessible, Interoperable and Reusable, ou seja, promover a capacidade dos ativos digitais de serem Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis.
Por reconhecer que a aderência ao FAIR é um objetivo ainda a ser alcançado, listamos abaixo uma auto-avaliação sobre o nível de adesão que os metadados abertos de descrição bibliográfica de documentos técnico-científicos em ciências da saúde têm em relação a cada princípio, utilizando a seguinte legenda de cores: Alto, Médio e Baixo.
Para ser Localizável:
- F1: (meta)dados são atribuídos a um identificador globalmente único e persistente
- Um campo de identificador único está presente em cada registro bibliográfico da BVS.
- Outros identificadores globais do documento, como DOI, e de autores, como ORCID, também fazem parte dos metadados.
- A BVS ainda não provê um serviço de resolução de URI baseado no seu identificador único ou baseado em identificadores globais disponíveis.
- F2: os dados são descritos com metadados ricos (definidos por R1 abaixo)
- Os metadados da BVS são descritos no Dicionário de Dados.
- Os elementos de dados não são enriquecidos suficientemente para reconhecimento e processamento automático por computador.
- F3: os metadados incluem clara e explicitamente o identificador dos dados que descreve
- O ID é um campo de nível superior e obrigatório nos metadados de cada registro. Quando disponível, o metadado está associado ao texto completo, por meio de URI e/ou identificador global.
- F4: (meta) dados são registrados ou indexados em um recurso pesquisável
- Os metadados de cada registro são indexados e pesquisáveis diretamente no mecanismo de busca da BVS após a publicação.
- Os metadados de cada registro estão disponíveis para os índices do Google e do Google Scholar por sitemaps.
Para ser Acessível:
- A1: (meta)dados são recuperáveis por seu identificador usando um protocolo de comunicação padronizado
- Os metadados de registros individuais, bem como coleções de registros, podem ser obtidos usando a API da interface de pesquisa da BVS.
- A1.1: o protocolo é aberto, gratuito e implementável universalmente
- As APIs da interface de pesquisa da BVS são abertas, gratuitas e usam protocolos univesais para recuperação de informação na web.
- A1.2: o protocolo permite um procedimento de autenticação e autorização, quando necessário
- Os metadados são acessíveis ao público sem necessidade de autenticação e autorização.
- A2: os metadados são acessíveis, mesmo quando os dados não estão mais disponíveis
- Os metadados das fontes de informação da BVS descrevem registros bibliográficos e são retidos mesmo que o acesso ao ativo digital (artigo de revista, relatório, áudio, vídeo, apresentação etc) não esteja mais disponível.
- Os metadados são armazenados em servidores de banco de dados de alta disponibilidade, separados dos próprios ativos digitais.
- A BIREME se reserva o direito de remover metadados, incluindo o acesso ao ativo digital, caso o mesmo infrinja direitos. Ver mais em Termos e Condições de Uso.
Para ser Interoperável:
- I1: (meta)dados usam uma linguagem formal, acessível, compartilhada e amplamente aplicável para a representação do conhecimento.
- A BVS usa JSON Schema como representação interna de metadados e oferece exportação para outros formatos populares como XML, CSV e RIS.
- Os formatos JSON e XML, por exemplo, seguem esquema de dados específico da plataforma de busca da BVS, exigindo mapeamento de dados de acordo com o Dicionário de Dados próprio para desenvolvimento de algoritmos de extração, transformação e carregamento de dados.
- I2: (meta)dados usam vocabulários que seguem os princípios FAIR
- Os metadados abertos da BVS ainda não seguem a especificação de metadados “FAIR Data Point”.
- I3: (meta)dados incluem referências qualificadas a outros (meta)dados
- Os metadados abertos da BVS ainda não seguem a especificação necessária para referência cruzada entre os recursos de metadados.
Para ser Reutilizável:
- R1: (meta)dados são ricamente descritos com uma pluralidade de atributos precisos e relevantes
- Cada registro contém um mínimo de termos obrigatórios.
- Os elementos de dados não são enriquecidos suficientemente para reconhecimento e processamento semântico automático por computador.
- R1.1: (meta)dados são liberados com uma licença de uso de dados clara e acessível
- O uso dos metadados abertos da BVS considera a aceitação dos Termos e Condições de Uso.
- Os metadados ainda não possuem informação de licença de uso que possa ser legível por uma máquina.
- R1.2: (meta)dados estão associados à proveniência detalhada
- Os metadados abertos descrevem referências bibliográficas, permitindo identificar o periódico científico, seus autores e suas afiliações, quando disponível. Também é possível identificar autoria institucional em caso de relatórios técnicos e manuais.
- Os metadados abertos da BVS ainda não seguem a especificação descrita para rastreamento da sua origem e fluxo de transformação.
- R1.3: (meta)dados atendem aos padrões da comunidade relevantes para o domínio
- A BVS inclue os metadados dos principais padrões de descrição bibliográfica de documentos.
- Os metadados abertos estão disponíveis no formato JSON Schema, XML, CSV e RIS.
- Os formatos JSON e XML, por exemplo, seguem esquema de dados específico da plataforma de busca da BVS, exigindo mapeamento de dados de acordo com o Dicionário de Dados próprio para desenvolvimento de algoritmos de extração, transformação e carregamento de dados.